22 fevereiro 2009

Oscares 2009

Photobucket

Este ano, realizadores e filmes coincidem nas nomeações. É a quinta vez que tal acontece desde 1944. The Curious Case of Benjamin Button tem 13 nomeações, ficou a uma de igualar o recorde de All About Eve e Titanic. Mas há muitos filmes para os quais o número 13 deu sorte. Gone With the Wind, From Here to Eternity, Forrest Gump, todos venceram a estatueta para Melhor Filme.

Na realização, Stephen Daldry volta a ser nomeado pelo filme The Reader. Três filmes realizados, três nomeações, nunca antes aconteceu.

Meryl Streep alcança a 15ª nomeação e segura o recorde. Atrás dela estão Katherine Hepburn e Jack Nicholson, com 12 nomeações cada. Penélope Cruz é a quarta actriz a ser nomeada por um papel bilingue. Em Vicky Cristina Barcelona, balança entre o inglês e o castelhano. E se Kate Winslet não conseguir o prémio para Melhor Actriz, junta-se a Deborah Kerr e Thelma Ritter com 6 nomeações e nenhum Óscar.

Na animação, Wall-E consegue 6 nomeações e iguala o feito de Beauty and the Beast, embora não esteja nomeado para Melhor Filme. E A Valsa de Bashir é o primeiro filme de animação de sempre a conseguir um lugar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Algumas curiosidades sobre a 81ª cerimónia da Academia de Hollywood que acontece logo à noite. O wb torce pelo filme de David Fincher, que também é muito mais realizador do que Danny Boyle alguma vez será. Se não for Fincher e o seu filme, que seja Gus van Sant. Acredito na vitória de Kate Winslet (embora não tenha apreciado o filme) e na de Penélope Cruz (que é o filme). Quanto aos actores, Sean Penn é Harvey Milk e, perdoem-me os fãs mais acérrimos, seria um dos momentos da noite se afinal Heath Ledger não vencesse a estatueta. Mas vai vencer.

2 comentários:

menina limão disse...

Olha, agora assinas com o nome. eheh

Heath Ledger venceu e bem, nha nha nha nha nha.

Cláudia disse...

Apeteceu-me :P eheh

Venceu e não me chateia nada que tenha vencido, mas que seria um balde de água fria se não vencesse, seria.