12 fevereiro 2009

Grapefruit

Photobucket

Na imagem vemos James Cagney, Mae Clarke e... uma toranja. Uma fotografia de 1959 que recorda uma cena famosa do filme Public Enemy (1931) onde Cagney desfazia o fruto na cara da actriz.

Há várias histórias sobre esse momento. Mas a que tem merecido mais crédito conta que os dois combinaram e ensaiaram a cena para pregar uma partida à equipa de filmagens e ver as reacções. Não era suposto a cena ser incluída na montagem final, mas o realizador gostou tanto que decidiu manter o improviso.

A decisão levou a que várias organizações femininas protestassem contra o abuso de Mae Clarke. Mas o marido da actriz terá pensado de outra forma. Segundo contava James Cagney, o marido de Clarke gostou tanto da cena que comprava bilhetes de cinema, para várias sessões, para ver apenas aquele momento.

Graças à toranja também, durante muitos anos, sempre que James Cagney ia a um restaurante, recebia o fruto de graça, cortesia da casa.

PS - cliquem na imagem para recuar até 1931.

7 comentários:

Álvaro Martins disse...

Já vi o filme há muito tempo e já nem me lembro bem dele, mas nunca tinha imaginado que a cena era improvisada. Bem visto..

Abraços

menina limão disse...

maravilhoso mundo dos citrinos, que bela história.

wasted blues disse...

Álvaro: vi o filme há uns meses mas há dias encontrei esta foto e não resisti a contar a história.

Limão: citrino famoso como tu! :D

menina limão disse...

famoso como eu? exageraste no vinho ao jantar, pá...a única coisa que tenho em comum com esse citrino é também já ter ido à tromba de uma mulher.

















(mentira. só fui à tromba de um homem)

wasted blues disse...

Famoso como tu, sim senhor! :P

menina limão disse...

"sim senhor" - ok, não era para mim, está tudo explicado. ufa!

Cláudia disse...

Trenga :P