06 março 2008

Tales from Earthsea

Photobucket

A Ghibli não sabe fazer maus filmes. Mas em Tales From Earthsea há algo que falha. O projecto foi entregue a Goro Miyazaki, filho do genial Hayao, e embora se note o talento, também se sente a inexperiência. Faltou-lhe economia narrativa e personagens cativantes, que apenas são subtilmente compensadas pelo desenho e animação, ao nível da mestria de outras obras do mítico estúdio japonês.

Tales From Earthsea é uma adaptação livre da série de livros "Contos de Terramar", de Ursula K. Le Guin. Contos de tempos conturbados, quando o equilíbrio natural de Earthsea está a desaparecer. Há dragões que lutam até morrer, feiticeiros que perdem poderes, colheitas e gado que morrem sem explicação e um povo que se refugia em hábitos obscuros para iludir a realidade. No entanto, a história é contada de forma confusa, baseada num argumento complexo que não sabe equilibrar o intimismo de algumas cenas com as sequências de acção. É verdade que chegamos ao fim deslubrados pelos desenhos de Earthsea, mas o ritmo e também dúvidas sobre a história que nos é contada, ensombram o que podia ter sido mais uma obra-prima da Ghibli.

5 comentários:

Vicissitude(s) disse...

AH.

Foi fracote, mas desde o Mononoke Hime que tem vindo a decrescer a qualidade.

O clássico desses estúdios ainda é o Graveyaard of fireflies.

Mas bom texto, apuradinho.

wasted blues disse...

Tenho de discordar, pois Chihiro é posterior a "Mononoke Hime" e é um filme fabuloso.

Para mim, os maiores Ghibli são assinados por Miyazaki. Filmes como "Castle in the Sky", "Nausicaa", etc. Mas o que refere é igualmente muito bom!

Vicissitude(s) disse...

AH, sim o Chihiro.

Sim, estamos em acordo.
O chihiro foi bom. Mas o Mononoke Hime foi razoavelmente leviano.

Sim, Nausicaa é um clássico.
Porco Russo também é interessante.

wasted blues disse...

Bem, opiniões... eu considero a Mononoke um grande filme!

Ric disse...

Sou fã dos filmes do Hayao Miyasaki.

Para mim o melhor foi "Princesa Mononoke".
É simplesmente fabuloso, e contem uma grande mensagem.

Vi isto pela primeira vez aos 12 anos e fiquei chocado de tanta grandeza e qualidade na animaçao , no drama e na historia XD