04 fevereiro 2008

Cinemateca 02/08

Photobucket - Video and Image Hosting

Alguns sublinhados de Fevereiro:

Dia 01 - 19h30 - THE QUIET AMERICAN de Joseph L. Mankiewicz
Dia 08 - 19h30 - BRIGADOON de Vincente Minnelli
Dia 09 - 21h30 - KISS ME DEADLY de Robert Aldrich
Dia 12 - 19h00 - THE APARTMENT de Billy Wilder
Dia 13 - 15h30 - DESIRE de Frank Borzage
Dia 14 - 19h00 - MARY OF SCOTLAND de John Ford
Dia 18 - 15h30 - SPELLBOUND de Alfred Hitchcock
Dia 19 - 19h30 - THE SHOP AROUND THE CORNER de Ernst Lubitsch
Dia 25 - 15h30 - LE PLAISIR de Max Ophuls
Dia 26 - 19h00 - HATARI! de Howard Hawks
Dia 27 - 19h00 - KISS ME STUPID de Billy Wilder

E tentar descobrir algum Jacques Rivette!

Balanço Janeiro - 2 (Mary Poppins de Robert Stevenson, The Quiet Man de John Ford)

4 comentários:

nunozu disse...

Aconselho sobretudo "Céline et Julie vont en bateau". ;)

Cataclismo Cerebral disse...

The Apartment tem um lugar especial no meu coração...

Alan Smithee disse...

Off Post

Gostaste de “I, Vitelloni, “? Descobri esse filme á 3 ou 4 anos atrás, quando vi pela primeira vez “ Il Mio viaggio in Itália” de Martin Scorsese, e fiquei maravilhado.
Para saberes o quanto gosto do filme, posso dizer-te que se tiver que escolher três cineastas um deles será Fellini, e se escolher três filmes de Fellini, um deles será “I Vitelloni”.
Segundo consta “I Vitelloni” foi durante muito tempo o filme favorito de Kubrick.
Um outro filme de Fellini, de grande qualidade, mas muitas vezes esquecido é “Il Bidone” (O Conto do Vigário). E Já viste “La Strada”? Ja me estou a entusiasmar :-)

wasted blues disse...

Nuno: obrigado pela sugestão!

Cataclismo: é uma obra excepcional, um dos meus favoritos de Billy Wilder. Por falar nisso, tenho de comprar a SE que saiu há dias nos Estados unidos ;)

Alan: amei! Curioso, tenho os docs do Scorsese mas ainda só vi o do cinema americano. Há umas semanas, apanhei na rtp2 parte do doc. sobre o cinema italiano e vi um pouco. Falava justamente do "I vitelloni" e depois do Senso. Fiquei com uma vontade incontrolável de os ver! :)

PS - do Fellini vi apenas "Amarcord", "I vitelloni" e "8 1/2".