16 outubro 2007

Citizen Oscar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Foi o único Oscar conquistado de uma mão cheia de nomeações. Em 1941, Citizen Kane recebeu o prémio para melhor argumento, escrito a meias por Herman J. Mankiewicz e Orson Welles.

Perdido há muitos anos, o Oscar apareceu num outro leilão da Sotheby's, em 1994. Afinal estivera (secretamente) nas mãos de um técnico que o recebeu do próprio Orson Welles como forma de pagamento por um trabalho. Ao descobrir o que acontecera, a filha mais nova de Welles, Beatrice, processou o técnico e a Sotheby's... mas acabou também ela com um processo, movido pela Academia, que prefere manter os Oscares fora dos mercados.

Desde 1950 que a Academia pede aos vencedores para dar à instituição a oportunidade de ser a primeira opção para a recusa ou devolução dos prémios. O facto deste Oscar ter sido oferecido antes de 1950, valeu à filha do realizador a manutenção do prémio. Doou-o depois a uma organização, que o colocou agora em leilão.

A história atribulada desta estatueta em particular, somada ao facto de ser sempre complicado avaliar estes objectos, porque são raros os prémios que aparecem relacionados com filmes clássicos ou icónicos, torna este Oscar (quase) sem valor.

Ainda assim, o Oscar vai ser leiloado pela Sotheby's, a 11 de Dezembro, e os valores esperados variam entre os 800 mil e 1.2 milhões de dólares.

Reuter 3 - 16-10-2007 2:01:27 - CITIZENKANE/ (Embargoed for release at 12:01 a.m. EDT/0401 GMT on Tuesday, Oct. 16)

2 comentários:

Gonçalo Trindade disse...

Nomeado para 8 Óscares, mas vencedor de apenas um... *suspiro*. Enfim, a vida de Welles é toda ela a de um génio incompreendido. Os idiotas de Hollywood às vezes não reconhecem a genialidade quando esta lhes aparece à frente...

Oinc Oinc disse...

Não dá para explicar a autenticidade e a genialidade deste Filme. Welles para além de um bom realizador, é definitivamente um bom actor e argumentista. Infelizmente, vencera só um Oscar de oito. Talvez se fosse hoje, a história seria diferente...I guess.