26 outubro 2007

Buñuel em Berlim

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


O próximo Festival de Cinema de Berlim vai homenagear Luis Buñuel, com uma retrospectiva de vários filmes do cineasta espanhol.

O ciclo vai percorrer toda a carreira de Buñuel, desde os tempos de assistente de realização, ao trabalho como produtor, passando, claro, pelas suas grandes obras. Ao todo, são cerca de quarenta filmes, tanto os filmados em Espanha, como no México e em França. Títulos como Un chien andalou (1929), L'Age d'ór (1930), Viridiana (1961), El angel exterminador, Belle de jour (1966) e Cet obscur objet du désir (1977).

Nas palavras de Rainer Rother, director da Cinemateca alemã, Buñuel "é inqualificável e inclassificável", acrescentando ainda que a obra do realizador "ficou marcada por um individualismo extremo e pela componente política de boa parte da sua produção, caracterizada pelas suas críticas sociais e os seus retratos sarcásticos da burguesia europeia".

O Festival de Berlim decorre de 7 a 17 de Fevereiro de 2008.

3 comentários:

Ricardo disse...

Olá Blues! Diz-me algo que em nada se relaciona com este post. Não consegui deixar de notar que estás a ver a série Carnivale. Eu vi um pouco do primeiro episódio e desisti. No entanto tinha feito o mesmo com "Six Feet Under" e quando voltei a ver, bem... agora estou a transitar para a 4ª série. Vale a pena? O que te atraiu? Se é que atraí! Precisava de algo motivador para ver novamente Carnivale. Um beijo e bom fim de semana.

Lua Obscura disse...

Buñuel era um verdadeiro crítico mordaz, sem receios ou submissões. No fim-de-semana passado dediquei uma tarde a ver "Viridiana" e "Le Charme Discret de la Burgeoisie", qualquer um deles traduz-se em críticas directas ou subtis, seja à hipocrisia da Religião, da Política ou da Burguesia. Viridiana por exemplo, considero-o um filme de verdadeiro mestre, absolutamente genial.

Cumprimentos

wasted blues disse...

Ricardo: comprei a série sem saber quase nada sobre ela. Mas lembro-me que, na altura, o que me levou a comprar foi uma frase que encontrei e que dizia qualquer coisa como "David Lynch meets Steinbeck". Gosto muito da série, atrai-me a temática e a forma como está feita. É cinema em episódios! Quando acabar de ver, terei uma opinião mais bem elaborada ;)

lua: infelizmente, só vi "Viridiana" e "Un Chien Andalou" :(