17 abril 2007

Tolkien

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Muito antes d' O Senhor dos Anéis era tempo da Primeira Era do Mundo...

E nesse tempo, num grande país que ia para lá dos Portos Cinzentos a Ocidente, Morgoth estava em guerra contra os Elfos. Se os fãs d’ O Senhor dos Anéis se recordam da poderosa força do mal que respondia pelo nome de Sauron, descobrem agora que Sauron era apenas um servo do primeiro grande senhor das Trevas, Morgoth.

E quem são os filhos de Húrin que dão nome a esta nova obra de Tolkien? São os filhos de um herói amaldiçoado por Morgoth, numa história de tragédia e coragem, onde os elfos, os homens, os anões e outros seres partilham a mesma terra e o mesmo tempo.

O livro terá sido iniciado por Tolkien em 1917, mas embora o autor tenha trabalhado na história ao longo da vida, nunca conseguiu terminá-la. Essa tarefa coube ao filho, que há muitos anos, recolhe e organiza as notas e histórias inacabadas do pai. O Silmarillion ou A História da Terra Média, ambos de publicação póstuma, foram também da responsabilidade de Christopher Tolkien.

Actualmente um ancião com 82 anos de idade, o filho mais novo de Tolkien começou ainda adolescente a ajudar o pai na criação d’ O Senhor dos Anéis e foi também o responsável por muitos dos mapas da Terra Média. Os Filhos de Húrin junta-se agora às outras obras de Tolkien já publicadas em Portugal - O Hobbit, a trilogia d’ O Senhor dos Anéis, Silmarillion, Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média e ainda As Aventuras de Tom Bombadill.

O livro é colocado hoje, dia 17 de Abril, à venda. É editado pela Europa-América.

7 comentários:

Nuno Pires disse...

Vou esperar de encontrar uma edição francesa... mas estou ansioso por voltar à Terra do Meio!

wasted blues disse...

Acho que vou aproveitar este "novo" livro para reler o universo de Tolkien :)

Ricardo disse...

A minha alma está parva! Mas tu lês Tolkien? Quem diria Miss Wasted "Paul Auster" Blues! :-D

Este foi o post que mais me surpreendeu aqui em largos meses.

wasted blues disse...

Ora bolas, tenho de te surpreender mais vezes! :P

H. disse...

Confesso que apenas li os 3 Senhor dos Anéis e, embora com vontade disso, nunca regressei ao universo literário de Tolkien. Será desta? Talvez sim :)

Nuno Pires disse...

"O Hobbit" é um complemento indispensável à trilogia!

wasted blues disse...

Já cá tenho o livro e com direito a uma ilustração grátis e exclusiva da Fnac.

Estou de regresso à Terra Média!