23 janeiro 2007

Oscars 2007

Photobucket - Video and Image Hosting

Quanto aos nomeados para Melhor Filme, duas supresas imediatas: Little Miss Sunshine, o pequeno grande filme que fez furor em Sundance 2006 e Letters From Iwo Jima, que nos Globos de Ouro foi nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. É o lado japonês da batalha que "salva" Clint Eastwood nas estatuetas douradas, ao ser nomeado para Melhor Filme, Realização e Argumento. Quanto ao lado americano, Flags of Our Fathers, é melhor esquecer.

Nas categorias de intepretação, fora as actuações que ainda não tive oportunidade de ver, as surpresas vão para Leonardo DiCaprio que afinal não concorre contra si próprio e acaba por ser nomeado por Blood Diamond e não por The Departed. Quanto às actrizes principais, tudo como esperado, incluíndo Penélope Cruz. Nas categorias secundárias, fico satisfeita com as nomeações para Little Miss Sunshine e por, mais uma vez, a Academia não ter medo de nomear uma criança. Destaque ainda para Mark Wahlberg que é, para mim, das melhores personagens em The Departed e também para Babel, que acaba por ser nomeado onde mais merecia e onde menos se esperava. Ou seja, nada de nomes sonantes como Brad Pitt e Cate Blanchett.

Na realização só fiquei supreendida com Paul Greengrass, por United 93. Afinal não temos Clint Eastwood a "lutar" consigo mesmo, facto para o qual contribui a desilusão de Flags of Our Fathers. Martin Scorsese... estou contigo!

Enquanto não saem as outras categorias... uma contagem provisória.

Babel - 7
The Queen - 6
Letters From Iwo Jima - 4
The Departed - 4
Little Miss Sunshine - 4

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Actualização:

Quanto à categoria de argumento, original ou não, confesso a minha surpresa ao ver Borat nomeado. Aquilo tem argumento? No Argumento Original, os filmes repetem a nomeação de melhor Filme, com excepção para The Departed, remake the Infernal Affairs, que é substituído por El Laberinto del Fauno.

Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, uma grande, grande ausência - Volver. Quando era dada como certa a sua nomeação, Almodóvar é, para mim, o primeiro grande derrotado destes Oscares 2007. Em animação, nenhuma surpresa.

Nas categorias mais técnicas, gosto de ver Thelma Shoonmaker mais uma vez nomeada, desta ver por The Departed. Espero que Marie Antoinette vença na única categoria onde foi nomeado, o guarda-roupa. Não por ser a única nomeação, mas porque merece.

Derrotados à partida: Pedro Almodóvar com Volver a ser nomeado apenas pela sua protagonista; Apocalypto de Mel Gibson não conseguir a nomeação para Melhor Filme Estrangeiro; Lady in the Water não conseguir uma única nomeação. E a grande divisão das nomeações pelos filmes, embora alguns dos mais nomeados o sejam pelas categorias mais técnicas.

A lista completa aqui. E a contagem dos mais nomeados:

Dreamgirls - 8
Babel - 7

The Queen - 6
El Laberinto del Fauno - 6
Blood Diamond - 5
Letters From Iwo Jima - 4
The Departed - 4
Little Miss Sunshine - 4

6 comentários:

alan smithee disse...

Concordo contigo, Volver é realmente o grande derrotado destas nomeações, até porque era apontado como o grande favorito a levar para casa o Óscar de melhor filme estrangeiro. E o filme é tão bom.
Sabias que Lady In Water (um filme que eu francamente não gosto) foi nomeado para quatro razzies? A imagem de M. Night Shyamalan's anda muito em baixo por aqueles lados.

wasted blues disse...

Sabia. Simplesmente ridículo!

shivers disse...

Ainda ontem estava a falar nisso, ia jurar que tinha visto o 'Volver entre os nomeados de melhor filme estrangeiro... :o

Realmente é pena...

Sobre o 'Lady in the Water' é um ultraje... Foi para mim um dos melhores do ano passado. ;)

Paulo disse...

Olha que o Apocalypto não podia ser nomeado para Melhor Filme Estrangeiro. A Academia tem regras que logo à partida o excluíam, bem como ao Letters From Iwo Jima, das nomeações. Se não me engano, os filmes concorrem por país de origem e não por não serem falados em inglês.

Já agora, também estou contigo, que estás com o Martin Scorsese ;-)

Quanto aos Razzies, simplesmente nunca lhes achei piada, para ser sincero. Se dizem que os Oscars são distinções de moda, penso que nisso os Razzie são bem piores, porque premeiam a moda de se falar mal de certos filmes. Aliás, basta ver o número de nomeações de Brian DePalma para os Razzie que isso diz praticamente tudo...

p.e. disse...

eu, criatura pouco cinéfila, confesso que fiquei de sorriso aberto com a nomeação de Ryan Gosling [em "Half Nelson", o único filme que já vi na respectiva categoria]; um merecido "piscar de olho" do cinema independente, pela figura de um actor muito promissor. a ver.

wasted blues disse...

Shivers - é uma falha enorme!

Paulo - eu estou sempre com o Scorsese! Mesmo quando faz filmes menos bons, o que não é o caso de 'The Departed', tenho um enorme respeito pelo cinéfilo, autor e cineasta!

P.E. - de facto, uma nomeação surpreendente que me esqueci de destacar. É como um ovni ali :) Só o vi num filme menor, mas onde estava muito bem ('Murder by Numbers') e num filme romântico bastante doce ('The Notebook').