02 janeiro 2007

Cinema 2006

Photobucket - Video and Image Hosting

Aqui estão os filmes de que mais gostei em 2006:

01. The New World (Terrence Malick)
02. The Departed (Martin Scorsese)
03. Munich (Steven Spielberg)
04. Volver (Pedro Almodóvar)
05. Match Point (Woody Allen)
06. Little Miss Sunshine (Jonathan Dayton, Valerie Faris)
07. Good Night, and Good Luck. (George Clooney)
08. A History of Violence (David Cronenberg)
09. Lady in the Water (M. Night Shyamalan)
10. Paradise Now (Hany Abu-Assad)

A desilusão:

The Prestige (Christopher Nolan)

Alguns que provavelmente estariam na lista se os já tivesse visto:

Babel (Alejandro González Iñárritu), Le temps qui reste (François Ozon), Caché (Michael Haneke), The Three Burials of Melquiades Estrada (Tommy Lee Jones), Nobody Knows (Hirokazu Koreeda), Les amants réguliers (Philippe Garrel), The Wind That Shakes the Barley (Ken Loach), La science des rêves (Michel Gondry), The Proposition (John Hillcoat), Jarhead (Sam Mendes) e Me and You and Everyone We Know (Miranda July).

15 comentários:

Hugo Alves disse...

E o "Juventude em Marcha"?? Ai menina!! :P

Miguel Marujo disse...

Shame on me: o tempo faz-nos destas. Dos teus 10 melhores vi 4. E quase estaria tentado a inclui-los todos numa lista de melhores, se os visse. Por isso, remeto-me ao silêncio. Ou faço, como noutros anos, a lista dos melhores que não vi! ;)

João Ricardo Branco disse...

Belo TOP10. Comparando-o com o meu, verifico que temos 6 filmes em comum. E se a isto se juntar o facto de não ter visto dois dos filmes da tua lista, e tu três da minha, e de «Volver» estar no meu TOP15, podemos concluir que estivemos em especial sintonia cinematográfica em 2006... e que tens bastante bom gosto ;)

Bom ano de 2007 para ti.

SIPO disse...

Os meus preferidos: "Paris, je t'aime" e "Marie Antoniette"

wasted blues disse...

Hugo - como nunca vi um filme do Pedro Costa, não faria sentido estar entre as minhas expectativas ;)

Miguel - também não vi muitos que devem ser bastante bons...

João - Se estamos em sintonia, então ambos temos bom gosto ;)

Sipo - o 'Marie Antoinette' estaria se eu fizesse um Top 20. Custou-me deixar alguns de fora para este Top 10, como por exemplo 'Walk the Line' ou 'Dans Paris'!

Dário Ribeiro disse...

Wasted, das tuas escolhas este ano só consegui ver o Munich e o The Departed, ambos estão também na minha lista.


No geral este ano foi fraco para mim. Lamento principalmente o não ter visto (e ainda não vi) o The New World... :0(

Turat Bartoli disse...

Boa! Partilhamos o nº 1:) A seguir vem logo o "A History of Violence" e depois o "Cars". Também gostei muito de "The Departed" e "Match Point". "Munich" e "Lady in the Water" foram as grandes desilusões- o primeiro chega mesmo a ser negativo, o segundo foi por muito pouco. De referir que, se me baseasse nas estreias regionais(Madeira), seria "The Descent" o filme do ano.

Parabéns pela lista e tem 1 excelente 2007!

brain-mixer disse...

Pois eu ainda não vi o New World. Com tanta gente a falar bem dele, tenho de me aprumar... :P

shivers disse...

Listagem interessante... Curiosamente daí só ainda não vi o 'Paradise Now'. ;)

Confesso que o novo do Cronenberg desiludiu-me um bocado, não me entusiasmou nadinha...

PE disse...

os filmes são tantos que vamos (como sempre) andar até ao fim deste ano a consumir os filmes do ano anterior; mas alinho na tua lista (e p'la ordem), estão lá alguns dos filmes que mais gostei. e venha 2007!!! :)

Jaime disse...

Ui, não vi nenhum desses filmes... :-/

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Revista F.I.M disse...

Agora on-line em formato blog a Revista F.I.M. - Festivais de Imagem em Movimento, sobre Cinema e Festivais de Cinema em http://revistafim.blogspot.com/

gustavosampaio disse...

e o "science of sleep" do michel gondry? não negues à partida um sonho que desconheces!

;)

H. disse...

O Novo Mundo... ah, O Novo Mundo...! (suspiro)

joseo disse...

ah...Malick, muito bem, bela escolha, ainda ontem revi e não há palavras, a sequencia da chegada das caravelas no inicio marcará o cinema!