19 outubro 2006

Taxi Driver

Photobucket - Video and Image Hosting

Nova Iorque. Noite. Um antigo marine, marcado pela guerra do Vietname resolve arranjar um emprego como motorista de táxi. Todas as noites, deambula pelas ruas, assistindo a um retrato sombrio de uma cidade povoada por vagabundos, prostitutas, drogados e outros seres à margem da sociedade.

Atormentado pelos seus próprios fantasmas, o protagonista, Travis Bickle, interpretado por Robert de Niro, é um homem só, obcecado com a violência e a pornografia. Revoltado contra tudo o que assiste todas as noites, começa a concentrar-se na necessidade de existir alguém que "limpe" a sociedade. Começa então a sua odisseia que culmina no assassinato de vários marginais para salvar uma prostituta de 12 anos, Iris, protagonizada por uma jovem Jodie Foster. Em poucas linhas, é esta a história, mas o filme é muito mais. É intenso e cruel. Uma pessoa mergulha naquele mundo nocturno e sente-se insegura, asfixiada. Impossível ficar indiferente.

O argumentista de Taxi Driver, Paul Schrader, diz ter-se baseado no livro O Estrangeiro, de Albert Camus, para escrever o argumento. Filmado brilhantemente por Martin Scorsese é, sem dúvida, um dos melhores filmes da década de 70. Taxi Driver foi dedicado a Bernard Herrmann, autor da banda sonora, que morreu durante as filmagens e que ficou conhecido pela sua colaboração nos filmes de Alfred Hitchcock, como Psycho ou Intriga Internacional.

4 comentários:

Hugo Alves disse...

Hum...inspirou-se no Camus? Pois. às vezes dá ares de Meursault em alguams reacções. mas haverá alguém que esqueça o mítico: "are you talking to me?" ??

filipe disse...

o de niro ainda em grande e os maneirismos do harvey keitel.. muito bom..

joseo disse...

nem mais, é o insuflamento lirico que os 70´s americanos precisavem...

"are you talking to me?"

20 anos depois Spike Lee com uma fabulosa variação em "A Ultima Hora" faz a homenagem mais justa,e o seu elogio...

Nuno Pires disse...

C'est vrai, pour "L'Etranger" de Camus, il y a des ressemblances.
"Taxi driver" est un film culte !