11 outubro 2006

M.

Era belo, dos mais belos no ecrã. Tinha o carisma de um James Dean. Mas a sua estrela brilhou um pouco mais tempo. Não escondia a sua natureza. Homosexual assumido, despertou paixões de homens e mulheres. Numa das raras relações que teve com uma mulher, ela era mais velha. Foi ela que o aconselhou a não aceitar o papel de Sunset Boulevard. O filme, escrito para ele, estava talvez demasiado perto da vida real. Começou no teatro, onde impressionou aos 17 anos. A beleza levou a inúmeros convites para o cinema, que rejeitou durante vários anos. Queria entrar pela porta grande. No seu filme de estreia, roubou todas as atenções. O actor principal ficaria ressentido pelo sucesso do jovem. É um dos seis actores que foram nomeados ao Oscar pelo primeiro papel. Receberia depois mais três nomeações. Elizabeth Taylor era a sua melhor amiga. Costumava dizer-lhe que deveriam casar. Quando sofreu um grave acidente, que o desfigurou, foi ela que lhe salvou a vida. Também lhe salvou várias vezes a carreira, sugerindo o seu nome para protagonista. Mas a vida nunca mais seria a mesma. Marilyn Monroe disse um dia que ele era a única pessoa que conhecia que estava em pior estado do que ela. Sofria de depressão e a dependência de medicamentos alterou-lhe o comportamento. Dizia que não queria ser uma estrela de cinema, apenas actor. Podia ter sido o irmão de James Dean em East of Eden. Não quis aceitar o papel de Dean Martin em Rio Bravo. Foi uma das primeiras escolhas de Hitchcock para participar em Rope. O grupo R.E.M. dedicou-he a música Monty Got a Raw Deal. Os The Clash falam dele em The Right Profile. Nos anos 90, surgiu uma banda britânica com o seu nome. Gostava de fotografia. Era um dos inadaptados.

9 comentários:

R2D2 disse...

E no 25th Hour o "Monty" é também uma homenagem ao Montgomery Clift. :)

Mafalda Azevedo disse...

E o Wild River aqui tão perto...
Parabéns pelo texto!

wasted blues disse...

r2d2 - essa não sabia eu! :)

Mafalda - obrigado! Quanto ao 'Wild River', descobri-o pela primeira vez há umas semanas na cinemateca :)

H. disse...

é um actor que conheço relativamente mal a nível de filmografia mas que tem essa aura de "inadaptado" (e ñ apenas do filme) que sempre me fascina :)

H. disse...

(mas não há nem houve ninguém como o Jimmy!)

Nuno Pires disse...

Lindo retrato, Wasted :)

Hugo Alves disse...

O abecedário tá a ficar mais completo.. :-)

wasted blues disse...

H. - descobri o Monty em 'Suddenly Last Summer'. Depois fiz questão de ver 'The Misfits'. Desde aí, tentei ver tudo dele e já tenho vários em DVD. Alguns apenas tive oportunidade de ver na cinemateca.

Sabia que a minha comparação ao Jimmy podia ser polémica mas, para mim, partilham uma aura de mito parecida. Não saberia dizer de qual gosto mais ;)

Nuno Pires - obrigado, Nuno :) disse...

Hugo Alves - mesmo assim repeti uma letra :P

Hugo Alves disse...

Essa repetição é um pormenor de somenos importância :-)