30 agosto 2006

Veneza!

Photobucket - Video and Image Hosting

É o mais antigo festival de cinema da Europa. Começa hoje, com 21 filmes em competição, num cartaz impressionante.

Desta 63ª edição destaco, na corrida pelo Leão de Ouro, The Fountain de Darren Aronofsky, Children of Men de Alfonso Cuaron, The Black Dahlia de Brian De Palma, The Queen de Stephen Frears, entre outros.

O cinema português vai estar ausente da competição, mas vai ser exibido no próximo dia 8, em estreia mundial, o novo filme de Manoel de Oliveira, Belle Toujours. O filme é uma homenagem a Luis Bunuel e Jean Claude Carriere, o realizador e o co-argumentista do filme Belle de Jour, realizado em 1967.

5 comentários:

Francisco Mendes disse...

E fora de competição: "INLAND EMPIRE", do senhor Lynch.

Que raio... não me arranjaram bilhete!!

A vida não é um sonho...

Hugo Alves disse...

O mais antigo e, cada vez mais, aquele com mais gosto. Basta atentar que foi ali que despontou para o Mundo, por exemplo, Ottar Iosseliani (sim, estou fascinado com este senhor) e foi dos primeiros festivais a reconhecer os méritos de Mestres como Antonioni ou Fellini.

Dos que vão a concurso devo dizer que "Black Dahlia", por ser inspirado num dos melhores romances policiais que conheço, é o que mais curiosidade me desperta.

E nós, pelo menos, temnos o nosso Manoel. Tratemos bem dele, porque é dos poucos porta-bandeiras do Cinema PortuguÊs com projecção no estrangeiro. Por um motivo simples: porque é muito bom.

wasted blues disse...

Só me perdoo a mim própria a omissão do senhor Lynch devido aos horários malucos em que tenho andado. Caso contrário, era mesmo imperdoável :P

Miguel Marujo disse...

Por mim, do Lynch espero muito. Mas também do filme de De Palma. Tem a Scarlett e, só isso, já é meio caminho andado, oh se é!

wasted blues disse...

Parece que o filme do Palma não foi recebido com muito entusiasmo por terras (ou águas?) de Veneza.

Confesso que tal me surpreende, porque a julgar pelo trailer e pelos "ingredientes" e realizador, tem tudo para ser um belo filme.